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28 nov
PREVENÇÃO

Atividade Física X Câncer de Mama

Por Dr. Leonardo Batista – Nutricionista

Bom dia!!
O mês de outubro é tradicionalmente marcado pelo movimento de conscientização ao combate do Câncer de Mama, simbolicamente representado pelo laço rosa. O câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo respondendo por cerca de 25 dos casos novos a cada ano!

A Organização Mundial da Saúde (adverte que, para se ter controle eficaz do câncer de mama, são necessárias medidas que garantam um diagnóstico da doença nas fases iniciais, diminuindo, significativamente, a mortalidade dessa doença).

Sua incidência cresce progressivamente após os 50 anos e possui como principais fatores:

  • histórico familiar;
  • menstruação precoce (antes dos 12 anos);
  • menopausa tardia (após os 50 anos);
  • ausência de gravidez;
  • reposição hormonal.

Além disso, alimentação rica em açúcares e gordura, e excesso de peso são fatores coadjuvantes ao desenvolvimento da doença.

 

Confira os mitos e verdades sobre alimentação e câncer:

 

O excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer: VERDADE

O excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimulam a proliferação celular e inibem a apoptose (morte programada das células). Dessa forma, a gordura contribui para a formação e a progressão de diversos tipos de câncer, como o de esôfago (estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (mulheres na pós menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide, mieloma múltiplo e possivelmente próstata. Pacientes em tratamento quimioterápico apresentam um índice muito baixo de desnutrição, sendo comum o relato de ganho de peso Esse é um dos principais efeitos desagradáveis da quimioterapia, trazendo prejuízos ao prognóstico do paciente e aumentando o risco de reincidência do câncer.

 

Atividade física previne o câncer independentemente da perda de peso: VERDADE

Além de auxiliar no controle do peso corporal, a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios (reduz a resistência à insulina e os níveis de estrogênio circulantes), reduz o tempo de trânsito gastrintestinal (com isso diminui o
período de contato dos tecidos locais com substâncias que promovem o câncer) e fortalece a defesa do nosso organismo. Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, mas já há evidências de que a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde mesmo quando realizada por menos tempo. Também é importante limitar hábitos sedentários, tais como assistir à televisão, usar por muito tempo o computador ou jogar videogame. Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas ao invés dos elevadores, estabelecer momentos com a família e/ou amigos para atividades ao ar livre e/ou em praças públicas são algumas opções para aumentar a atividade física no dia a dia.

 

É possível evitar o câncer a partir da alimentação: VERDADE

As escolhas alimentares são muito importantes. Enquanto alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra a doença, outros podem aumentar o risco de desenvolver câncer. Uma dieta rica em alimentos in natura, em especial os de origem vegetal, ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultra processados, como aqueles prontos para consumir ou aquecer e bebidas açucaradas, é capaz de prevenir o surgimento da doença. A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400 g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes sem amido, como cenoura, couve flor, berinjela e tomate. Cada porção equivale a uma quantidade aproximada que caiba na palma da mão 80 g), do produto picado ou inteiro. Alguns estudos associam a elevada ingestão de vegetais, frutas, cereais, fibras, gordura insaturada (oleaginosas, ômega 3 e baixo consumo de gordura
saturada (carnes gordurosas, embutidos, frituras) com baixos níveis sanguíneos de estrógenos Há evidências sugerindo esse estilo de vida como um fator protetor contra o câncer de mama. O Ômega 3 por exemplo, inibe a formação do câncer de mama, assim como as metástases, reduzindo a tendência à neoplasia mamária A carne vermelha por sua vez, quando reduzida sua ingestão poderia diminuir o risco de câncer de mama. Além disso, mulheres que consomem grandes quantidades de carne vermelha estão expostas a agentes mutagênicos e cancerígenos.

 

Existem alimentos milagrosos que podem curar o câncer: MITO

Não podemos atribuir a nenhum alimento específico poder de cura. A alimentação saudável deve ser variada e composta por diferentes tipos de alimentos protetores, como: frutas, legumes, verduras, feijões e outras leguminosas, cereais integrais, castanhas e outras oleaginosas. Existem evidências claras que uma alimentação saudável auxilia na prevenção e no tratamento do câncer A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três porções de legumes sem amido (como cenoura, couve flor, berinjela, tomate) e verduras. Cada porção equivale a uma quantidade que caiba na palma da sua mão – 80 g, do produto picado ou inteiro. Consuma alimentos de diferentes cores, como vermelha, verde, amarela, branca, roxa e laranja Quanto mais colorida for sua refeição, melhor!

 

Os benefícios da ingestão de frutas, legumes e verduras na prevenção de câncer superam os malefícios do consumo desses alimentos com resíduos de agrotóxicos: VERDADE

Existem evidências de que os benefícios da ingestão de frutas, legumes e verduras na prevenção do câncer superam os malefícios do consumo desses alimentos com resíduos de agrotóxicos. Nos vegetais são encontradas vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos que previnem contra diversos tipos de câncer. Optar por alimentos de base agroecológica ou orgânicos é sempre o ideal, pois além de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a agricultura familiar, são mais saudáveis. Entretanto, se não for possível adquiri los, não podemos abrir mão desses alimentos protetores, pois estudos indicam que a redução no seu consumo pode aumentar consideravelmente o número de casos de câncer. Vale lembrar que os resíduos de agrotóxicos podem também estar presentes nos alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas, pizza e outros, que têm como ingredientes o trigo, o milho, a cana de açúcar e a soja, por exemplo.

Exposição a forno de microondas pode provocar câncer: MITO

A radiação do microondas tem apenas a propriedade de cozinhar e/ou aquecer os alimentos, não alterando a estrutura química ou molecular do alimento. Assim, o consumo de alimentos aquecidos no microondas não aumenta o risco de
câncer. O forno de microondas emite uma forma de radiação não ionizante classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do forno está preparada para que a radiação não extravase para o ambiente externo. É importante seguir as instruções de utilização dos aparelhos, pois podem trazer riscos se estiverem danificados, principalmente as vedações de portas antigas ou defeituosas causas mais comuns de vazamento desse tipo de radiação. Outras formas são acúmulo de sujeira, abuso mecânico ou simplesmente o desgaste do uso contínuo.

Aquecer alimentos ou adicioná los quentes a recipientes plásticos pode aumentar o risco de câncer: VERDADE

O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (e os ftalatos). Visto que não há como ter segurança quanto à presença ou não dessas substâncias nos recipientes utilizados, o recomendável é nunca aquecer alimentos em recipientes plásticos, inclusive mamadeiras. O melhor é transferir a comida para vasilhas de vidro temperado ou de porcelana que suportem o calor. Essa cautela se aplica também para as bandejas de espuma em que são acondicionadas lasanhas e outras massas, por exemplo. O filme plástico utilizado para proteger e cobrir alimentos também deve ser evitado, pois o vapor condensado pode respingar substâncias perigosas no alimento. É mais seguro usar papel toalha, pano de prato ou saco de papel. Tais cuidados são simples e podem evitar danos à saúde.

Então minhas meninas, mulheres lindas e maravilhosas, bora cuidar ainda mais da alimentação? Um beijo grande!

 

NUTRICIONISTA

Dr. Leonardo Batista – Nutricionista

📚Prof Universitário 📝Nutrição Clínica 🧬Modulação intestinal 🔍Consultoria ☕️ Personal Diet

instagram: @leodiet

(92) 98217-2438

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