fbpx
25 set

A guerra contra a COVID-19 continua! 

A guerra contra a COVID-19 continua! 

A chegada do novo coronavírus no mundo e no Brasil afetou diretamente a vida de todos. Milhares de mortes diariamente ao redor do globo. Medidas protetivas de higienização foram estabelecidas, entretanto, casos novos continuaram a surgir, principalmente após a reabertura gradual do comércio nas cidades.

Recentemente em Manaus, o Governo do Estado decretou o fechamento de determinadas lojas, permitindo a abertura apenas para as que são certificadas legalmente de acordo com as medidas prévias do documento.

A guerra ainda não acabou!

Tivemos muitos casos no país no período de março e junho, segundo a Organização Mundial da Saúde, e o ápice do vírus demonstra está voltando gradativamente. Por isso, é importante que não deixemos de nos cuidar, pois a guerra ainda não acabou.

Apesar da reabertura de lugares públicos como restaurantes, shoppings e praias, é recomendado permanecer em casa e, se precisar sair, procurar sempre seguir as regras de saúde.

Medidas preventivas

O Ministério da Saúde publicou recomendações e diretrizes no novo Boletim Epidemiológico sobre a doença e entre elas estão:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo;
    Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.
  • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos;
  • Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas.

 

Transmissão

A transmissão é pelo contato no líquido (principalmente saliva) de pessoas infectadas pelo vírus. Muitas pessoas, que testaram positivo no início da pandemia, andam despreocupadas, pois uma das notícias espalhadas na época, é que se já houve infecção, ela não retornaria. Entretanto, vários casos ao redor do mundo já apresentaram o contágio por mais de uma vez.

Ainda sabe-se muito pouco sobre a doença. A vacina tem sido testada todos os dias através de estudos em laboratórios que se esforçam ao máximo para conseguir a cura do mal do ano. Para valorizar o trabalho deles devemos colaborar seguindo o que é pedido pelos órgãos de saúde. Tenha uma vida saudável, alimentação regrada e, juntamente a isso, pratique exercícios físicos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *