fbpx
31 mar
Descubra como prevenir o intestino preso com alimentação adequada (Foto: internet)

Descubra como prevenir o intestino preso com alimentação adequada

Quem sofre com o intestino preso sabe muito bem como esse transtorno é incômodo e atrapalha o dia a dia. Isso sem falar nos inchaços abdominais e nas dores. Neste artigo, queremos que você descubra como prevenir o intestino preso com a alimentação adequada.

Antes de mais nada, vale ressaltar que a falta de evacuação regular é um problema de saúde. Ele desencadeia uma série de malefícios pois o organismo acumula toxinas que precisam ser expurgadas.

Esse é um distúrbio que pode ser controlado com uma alimentação rica em fibras e com a hidratação adequada. Porém, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – pelo menos 68% dos brasileiros consomem quantias insuficientes de alimentos com fibras.

É fundamental estar atento ao que é colocado no prato, já considerando como aqueles itens vão influenciar no fluxo gastrointestinal. Gerar uma combinação amigável no cardápio pode ser mais simples do que se imagina. E logo mais você vai entender o porquê.

Continue conosco e confira essa leitura até o final. Aqui você vai encontrar dicas práticas de como prevenir o intestino preso com a alimentação adequada.

 

Cuidados básicos para prevenir o intestino preso

 

De acordo com os nutricionistas, o trabalho do intestino depende do equilíbrio de apenas 3 itens básicos. Veja quais são eles na sequência.

 

1. Água

O consumo de água é indispensável para hidratar o organismo. Sem ele, o alimento ingerido não é bem processado no intestino, o que acaba gerando a constipação.

Além disso, quando não tomamos água o suficiente, é justamente das fezes que o corpo tira os líquidos de que necessita. Por isso elas ficam ressecadas e com maior dificuldade de serem expelidas.

Beba água natural, evite o acúmulo de toxinas e assim você estará ajudando o intestino a funcionar melhor. É preciso consumir ao menos 2 a 3 litros por dia.

Descubra como prevenir o intestino preso com alimentação adequada (Foto: Depositphotos_198956528_s-2019)
Descubra como prevenir o intestino preso com alimentação adequada (Foto: Depositphotos_198956528_s-2019)

2. Fibra

O segundo item do trio essencial para prevenir o intestino preso é o consumo de fibras. Alimentos ricos nessa substância dão mobilidade para as fezes, estimulando o fluxo intestinal.

Isso acontece porque as fibras são capazes de absorver a água. Porém, se não consumirmos água o suficiente o efeito pode ser o oposto do esperado. Então, lembre-se sempre de combinar fibras e a ingestão de líquidos.

Dentre os alimentos ricos em fibras estão: frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Não deixe de incluí-los na sua alimentação.

 

3. Nutrientes

Evitar alimentos industrializados e super processados, substituindo-os por “comida de verdade” também está dentre as recomendações para prevenir prisão de ventre. Comidas que passam por refinamento são repletas de produtos químicos, conservantes e colorantes que alteram a flora intestinal.

Foque em uma alimentação nutritiva e prefira comida natural. Com uma dieta balanceada, seu intestino vai funcionar como um reloginho.

 

Uma última dica antes de encerrar é a necessidade de atividades físicas. Elas também ajudam no fluxo intestinal quando combinadas a uma alimentação equilibrada e hidratação.

Esperamos que você tenha curtido as sugestões de hoje. Nos vemos no próximo post!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *