fbpx
19 mar

Frutas e seus benefícios

Você sabia que as frutas, além de serem deliciosas, desempenham um papel fundamental para sua saúde e até mesmo para a sua beleza?

As frutas nos ajudam de diversas formas. Elas são fontes de hidratação, além de possuírem diversos minerais e vitaminas que são muito importantes para o nosso organismo.

Frutas cítricas, como laranja e limão, são ricas em vitamina C. Essas frutas fortalecem nosso sistema imunológico e possuem antioxidantes, fundamentais para reduzir a ação do envelhecimento.

Frutas vermelhas, como morango, romã e uva, são fontes de proantocianidinas. Essa substância melhora a saúde da pele, das unhas e do cabelo.

As frutas também nos previnem de diversas doenças, como diabetes e problemas cardiovasculares.

Mas atenção: é importante não cometer exageros ao ingerir frutas, pois esses excessos podem ser prejudiciais à sua saúde.

Isso acontece porque as frutas têm açúcar, e por mais que esse açúcar seja natural, consumi-las em excesso provoca o aumento da glicose no sangue, o que leva ao aumento da insulina.

É importante também não comer a mesma fruta todos os dias. Coma frutas variadas, dessa forma seu corpo irá se beneficiar de diferentes vitaminas.

 

10 frutas que não podem faltar na sua alimentação

  •       Banana

Fácil de ser encontrada, a banana apresenta diversos benefícios. Por ser rica em vitaminas B1, B2, B6 e B12, a banana auxilia seu sistema nervoso, além de combater a anemia e evitar cãibras.

  •       Maçã

Bastante popular entre os brasileiros, a maçã ajuda a reduzir o colesterol ruim (quando ingerida com casca), aumenta a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento, evita o envelhecimento precoce e ainda alivia os problemas no seu sistema digestivo.

  •       Melancia

Além de auxiliar no emagrecimento por conter poucas calorias, a melancia também é uma excelente fonte de hidratação, já que é composta por mais de 80% de água, e por ser uma boa fonte de cálcio a melancia ajuda no fortalecimento dos ossos

  •       Abacate

Rico em vitamina C, o abacate ajuda a combater rugas, celulite, estrias e ainda é um importante aliado para mulheres grávidas, pois ele previne de doenças congênitas, como problemas no sistema nervoso e espinha bífida.

  •       Uvas

Rica em antioxidantes, as uvas ajudam a proteger células sadias contra a ação oxidante dos radicais livres, elas também atuam no sistema regulatório da pressão arterial e melhoram na dilatação dos vasos sanguíneos.

  •       Pera

Excelente fonte de fibras, as peras ajudam a manter o intestino saudável, por sua ação antioxidante, as peras causam benefícios também para o coração e ainda ajudam a prevenir vários tipos de câncer.

  •       Laranja

Conhecida por ser uma excelente fonte de vitamina C, a laranja também é fonte de ácido fólico, cálcio, potássio, fósforo, magnésio e ferro, ela ainda é capaz de ajudar a combater momentos de estresse e depressão.

  •       Melão

Importante na produção de colágeno e na prevenção do envelhecimento, por ser rico em vitaminas A e C. O melão é rico também em potássio, o que é importante para diminuir a pressão arterial.

  •       Morango

Por ser fonte de antocianinas, o morango traz benefícios ao cérebro, prevenindo da perda de memória. Ele também equilibra o pH natural do sangue, o que facilita a eliminação de toxinas no organismo.

  •       Abacaxi

Rico em bromelina, o abacaxi atua como anti-inflamatório, aliviando dores nas articulações. O betacaroteno, encontrado no abacaxi, previne o desenvolvimento da asma e reduz seus efeitos.

Agora que você já sabe o quanto as frutas podem ajudar na sua saúde não deixe de incluí-las em sua rotina de alimentação. Sua vida ganhará mais saúde e muito mais sabor.

Caso queira orientações pessoais sobre como melhorar sua alimentação, marque já uma consulta com um Nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *