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24 mar
Quantas horas de sono você realmente precisa? (Depositphotos_196592408_s-2019)

Quantas horas de sono você realmente precisa?

Você sabe quantas horas de sono realmente precisa? Uma noite bem dormida é um preceito básico para uma vida mais saudável e hoje você saberá quantas horas de descanso seu organismo demanda para se recuperar.

Tomar cuidado com a qualidade e a quantidade de sono é um procedimento que deveria fazer parte do dia a dia de todas as pessoas. No entanto, há quem não se preocupe muito com isso e seja negligente com a própria saúde.

Fato é que o corpo e a mente exigem um período para se reparar. Se não respeitarmos essa necessidade vital, os problemas podem ir muito além de apenas acordar com sinais de cansaço.

Continue acompanhando e saiba mais sobre os malefícios de uma noite mal dormida e quantas horas de sono você realmente precisa por dia. Tenha uma boa leitura!

 

As consequências da falta de sono

 

A falta de sono de qualidade ocasiona danos severos no aspecto físico e mental. Além da habitual fadiga, o indivíduo que não dorme bem prejudica a capacidade de tomada de decisões.

Também são observados decréscimos na criatividade e na coordenação motora. A privação do sono pode aumentar as probabilidades de acidentes de trabalho, domésticos ou no trânsito.

Não dormir adequadamente faz mal, ainda, para a capacidade cognitiva. Estudos revelam que quem dorme somente 5 horas por noite prejudica a performance mental à mesma medida de um alcoólatra.

No longo prazo, os impactos também são preocupantes. Quem dorme pouco aumenta as chances enfrentar doenças crônicas, tais como problemas no coração, diabetes, Mal de Alzheimer e obesidade.

Se você pratica atividades físicas, o sono se mostra ainda mais relevante. É durante a noite que o corpo reconstrói a musculatura desgastadas e consolida os seus esforços nos treinos. O metabolismo é outro aspecto diretamente influenciado pelos momentos de descanso.

 

Quantas horas você deve dormir?

Quantas horas de sono você realmente precisa? (Foto: Depositphotos_295376352_s-2019
Quantas horas de sono você realmente precisa? (Foto: Depositphotos_295376352_s-2019)

Cada organismo apresenta demandas particulares a depender da idade, do sexo e do porte físico. Quando falamos em horas de sono necessárias para recuperar o corpo e a mente, não poderia ser diferente.

Procure identificar na lista abaixo de qual grupo você mais se aproxima e saiba quantas horas de sono você precisa ter:

  • Recém nascidos (bebês de 0 a 3 meses de idade): de 14 a 17 horas de sono por dia;
  • Bebês (de 4 a 11 meses de idade): de 12 a 15 horas de sono por dia;
  • Crianças pequenas (de 1 a 2 anos de idade): de 11 a 14 horas de sono por dia;
  • Crianças pré escolares (de 3 a 5 anos de idade): de 10 a 13 horas de sono por dia;
  • Crianças em idade escolar (de 6 a 13 anos de idade): de 9 a 11 horas de sono por dia;
  • Adolescentes (de 14 a 17 anos de idade): de 8 a 10 horas de sono por dia;
  • Adultos (de 18 a 64 anos de idade): de 7 a 9 horas de sono por dia;
  • Idosos (a partir dos 65 anos de idade): de 7 a 8 horas de sono por dia.

Tome cuidado da sua saúde e tenha boas noites de sono reparador!

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