fbpx
20 ago

Tudo sobre obesidade

Comer coisas gordurosas, de fato, pode ser algo bem prazeroso. Batata frita, hambúrgueres, chocolate, refrigerantes. Essas são apenas algumas das coisas que quanto mais você come, mais você sente vontade de repetir o prato. Entretanto, sabemos que não são nada saudáveis. Esse tipo de alimentação deve ser consumido raramente e em pequenas quantidades, pois não agregam nada benéfico para o corpo. Porém, muitas pessoas não sabem disso e acabam sendo levadas pela gula, resultando em uma doença grave.

Neste blog, vamos contar para você tudo sobre obesidade!

O que é obesidade?

Diferente do que alguns pensam, a obesidade não é apenas uma pessoa fora do peso. Muitos até tiram brincadeiras com ela, porém, ela é uma doença séria que pode resultar em morte, caso não seja cuidada.

A obesidade é adquirida pelo acúmulo de gordura no organismo e é extremamente perigosa para o corpo, por conta das diversas complicações metabólicas. Além do mais, ela é uma fraqueza para você, abrindo portas para diversas outras doenças.

Índice de Massa Corporal (IMC)

Para ter certeza que uma pessoa está fora do peso ou obesa, é utilizado e recomendado pela OMS o Índice de Massa Corporal (IMC). Para realizá-lo, usa-se o peso (em kg) dividido pela altura² (em metros) da pessoa.

Uma pessoa é classificada com excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 kg/m² e classificada com obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30 kg/m², de acordo com o Ministério da Saúde.

Dados

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo estão obesas.

Em recente pesquisa publicada no site do Ministério da Saúde e feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), foi apontado que mais da metade da população brasileira está acima do peso ideal. Os dados apontaram uma porcentagem de 55,7% da população adulta do Brasil está acima do peso, e 19,8% está obesa.

Prevenção

A prevenção pode parecer frases de senso comum, porém é real. Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios regularmente são a chave para trancar qualquer malefício para o seu corpo, não só a obesidade.

Muitas pessoas recorrem a dietas – escolhidas por um nutricionista que estuda e dá um diagnóstico da sua saúde, que ajudam não só a aparência, mas também o organismo.

Ir para academia estimula as pessoas a terem uma vida mais saudável. Com a ajuda de um profissional adequado, você encontra apoio e força de vontade para mudar os famosos maus hábitos. Já tentou mudar? Não? Entre em contato com a Live mais próxima de você e veja a diferença. Agora que sabe tudo sobre obesidade, aproveite as chances para ficar bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *