fbpx
12 jan

vaciancovid

Muitas pessoas expressaram preocupações sobre segurança e eficácia da vacina contra covid-19

Desde o início da pandemia e particularmente desde que as vacinas para covid-19 começaram a ser desenvolvidas , muitas pessoas expressaram preocupações sobre sua segurança e eficácia.
As coisas evoluíram muito desde que Edward Jenner vacinou pela primeira vez um menino contra a varíola em 1796. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a vacinação atualmente evite de 2 a 3 milhões de mortes todos os anos.

As vacinas também nos protegem de muitas doenças debilitantes.

Antes do desenvolvimento das vacinas Salk e Sabin contra a poliomielite, era comum ver imagens dramáticas de pessoas usando pulmões de ferro ou de crianças paralisadas. Mas nas últimas três décadas, as vacinas levaram a uma redução de 99,9% nos casos de pólio.E a covid-19 pode ter efeitos de saúde duradouros. As vacinas também o protegerão contra isso.

A vacina contra a Covid-19 ficou pronta em tempo recorde, e isso pode acabou municiando os argumentos contrários à vacinação para questionar a sua eficácia. Os que fazem isso desconhecem que as etapas dos processos estão sendo aceleradas, mas não descumpridas. E que não haverá aplicação em massa sem estudos que comprovem a segurança vacina.

A dúvida que fica é quanto ao tempo de imunização e se haverá necessidade de reforço. Por isso, naturalmente, as pesquisas não são interrompidas mesmo após a liberação da vacina.

O fato é que não tem como debater a importância da vacinação para a saúde pública. A imunização de rotina é a base para sistemas de saúde fortes e para o acesso universal à saúde.

Muitos que não viveram surtos ou epidemias do passado sentem hoje os estragos que um vírus de grande transmissibilidade e alta taxa de mortalidade pode causar em termos pessoais, sociais e econômicos ao planeta. Negar a importância da vacinação é deixar a nossa sociedade exposta a outras “covids-19”, algumas até mais letais.

Não tenha medo da vacina! Tenha medo de não ser vacinado e colocar todos que estão a sua volta em risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *