fbpx
18 set

Você sabe o que é a endorfina?

Você sabe o que é a endorfina?

O nosso corpo é uma grande fábrica na qual é composta por diversos operários que atuam dentro dela para que tudo ocorra bem. Tudo o que fazemos, desde andar a comer, só é possível por conta desses mini funcionários. Entre eles, estão os hormônios, que são substâncias que químicas responsáveis por controlar várias funções, como as citadas anteriormente. Dentro dos hormônios, existe a endorfina. Saiba agora tudo sobre essa pequena trabalhadora!

 Qual a função da endorfina?

A principal característica da endorfina é a potente ação analgésica que resulta em bem-estar, alegria e conforto. Tal sensação é liberada pela glândula hipófise e acontece depois da prática de exercícios físicos.

É comum que pessoas que não estão acostumados rotina de atividades físicas foquem apenas na dor causada, na maioria das vezes, por falta de alongamento e sedentarismo, e ignoram os outros diversos benefícios que tal ato traz ao corpo, mente e organismo.

Quanto tempo a sensação boa dura?

Uma pergunta frequente entre aqueles que estão sempre praticando e malhando é quanto tempo pode durar a sensação de satisfação da endorfina.  Estudos apontam que a duração do exercício praticado está ligada com o tempo que ela pode durar. Os sentidos dela podem ser sentidos uma ou duas horas após a sua liberação e duram o suficiente para um longo momento de descanso, que é celebrado ao lado da sensação de dever cumprido.

O Hormônio da felicidade

A endorfina também é conhecida popularmente como o “hormônio da felicidade”. Além de surgir na prática de atividades, ela também dá as caras ao ingerirmos alimentos como chocolate e alface.  Por isso, o vício de muitos no doce derivado do cacau.

Como o próprio nome popular já diz, ela é liberada sempre que consumimos e/ou fazemos algo que gostamos muito. Aquela sensação de ansiedade no peito é causada por essa substância.

Benefícios para o corpo

Além de nos deixar felizes, a endorfina também possui outras propriedades que trazem diversos benefícios ao nosso corpo. Ser feliz é literalmente ser saudável! Entre eles estão:

– Fortalecimento da imunidade;

– Alivia o estresse;

– Ameniza dores;

– Colabora para o tratamento contra vícios.

É importante estar ligado nos benefícios desses pequenos operários que atuam em nosso corpo. Caso eles não apareçam para trabalhar, as consequências podem ser ruins. Alteração de humor, dores no corpo e estresse são umas delas.

Quer liberar mais endorfina no seu corpo? Malhe conosco! Aqui na Live você tem um treino completo e, agora que sabe o motivo do bem-estar pós-treino, vai poder aproveitá-lo sabendo o motivo dele estar ali!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *